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sexta-feira, 23 de abril de 2010

Video-Alfabetização através de jogos

Vídeo - Novas famílias

domingo, 18 de abril de 2010

Vídeo - Dia do Índio -19 de abril

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dia Nacional do Livro Infantil - 18 de abril

O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, marcaram a história da literatura infantil.

O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.


Narizinho, Dona Benta e Pedrinho...e também o Visconde de Sabugosa, tia Nastácia e Emília... estes personagens estão há tanto em nossos pensamentos que parecem que fazem parte de nossas vidas. E fazem. E eles são tão importantes que o autor, Monteiro Lobato, o pai da literatura para crianças no Brasil, tem um dia só para ele: dia 18 de abril é aniversário do autor e o Dia Nacional do Livro Infantil.

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.


Gêneros Textuais


Objetivo comunicativo do texto:
CRIAR UMA POESIA
ou textos em versos mais subjetivos.
Gêneros: Poesia - Letra de música

NARRAR
um acontecimento, contar uma história (de ficção) .
Gêneros: Roda de “contação de histórias” (oral) - Conto infanto-juvenil - História em quadrinhos - Crônica - Narrativa em versos - Literatura de cordel -

RELATAR
um acontecimento (fato real) .
Gêneros: Biografia/Auto-biografia - Reportagem - Notícia - Diário - Relato pessoal (oral e escrito) - Relato histórico

INSTRUIR
o leitor, orientar sobre como fazer algo .
Gêneros: Folheto de campanha educativa - Receita culinária - Receita médica


ARGUMENTAR
sobre um assunto, defender uma opinião
Gêneros: Enquete (oral) - Debate (oral) - Artigo de opinião - Resenha de filme - Propaganda -Publicidade

EXPOR
transmitir conhecimentos
Gêneros: Seminário (oral) - Texto enciclopédico - Artigo científico








sábado, 10 de abril de 2010

A construção de grupo

Pessoal, um pouco da inspiração da Madalena Freire...



A construção de um grupo



Um grupo se constrói através da constância da presença de seus elementos, na constância da rotina e de suas atividades.

Um grupo se constrói na organização sistematizada de encaminhamentos, intervenções por parte do educador, para a sistematização do conteúdo em estudo.

Um grupo se constrói no espaço heterogêneo das diferenças entre cada participante: da timidez de um, do afobamento do outro; da serenidade de um, da sensatez do outro; da seriedade desconfiada de um, da ousadia do risco do outro; da mudez de um, da tagarelice do outro; do risco fechado de um, gargalhada debochada do outro; dos olhos miúdos de um, dos olhos esbugalhados do outro; de lividez do rosto de um, do encarnado do rosto do outro.

Um grupo se constrói enfrentando o medo que o diferente,o novo provoca no educando o risco de ousar.

Um grupo se constrói não na água estagnada do abafamento das explosões, dos conflitos, no medo em causar rupturas.

Um grupo se constrói, construindo o vínculo com a autoridade e entre iguais.

Um grupo se constrói na cumplicidade do riso, da raiva e do choro, do medo, do ódio, e da felicidade e do prazer.

A vida de um grupo tem vários sabores... No processo de construção de um grupo, o educador conta com vários instrumentos que favorecem a interação entre seus elementos e a construção do ciclo com ele.

A comida é um deles.

É comendo junto que os afetos são simbolizados, expressos, representados socializados.

Pois comer junto, também é uma forma de conhecer o outro e a si próprio.

A comida é uma atividade altamente socializada num grupo, porque permite a vivencia de um ritual de ofertas. Exercício de generosidade. Espaço onde cada um recebe e oferece ao outro o seu gosto, seu cheiro, sua textura, seu sabor.

Momento de cuidados, e atenção.

O embelezamento da travessa em que vai o pão, a “forma de coração” do bolo, a renda bordada no prato... Frio ou quente?

Que perfume falará de minhas emoções?Doce ou salgado?

Todo esse aspecto compõe o ritual de comer junto, que é um dos ingredientes facilitadores da construção do grupo.

Um grupo se constrói com a ação exigente rigorosa do educador. Jamais com a cumplicidade autocomplacente, com o descompromisso do educador.

Um grupo se constrói no trabalho árduo de reflexão de cada participante e do educador.



No exercício disciplinado de instrumentos metodológicos,educa-se o prazer de se estar vivendo,conhecendo,sonhando,brincando,gostando,comendo,bebendo,imaginando, criando; e aprendendo juntos, NUM GRUPO.

Madalena Freire